quinta-feira, 5 de março de 2015

#NowPlaying - Fevereiro/2015

Artistas mais escutados no mês de fevereiro, valendo!


Norah Jones
Amantes da música sabem: nada melhor do que redescobrir um artista que foi importante em algum momento da sua vida. Até seu terceiro álbum, "Not Too Long", eu era completamente apaixonada pela Norah Jones. Com a chegada do quarto álbum, "The Fall", em 2009, dei uma dispersada, porque não é exatamente o que tipo de música que me atrai, apesar de não ser ruim, obviamente. Não sei o que me fez lembrar o quanto eu adoro aqueles três primeiros álbuns, mas de repente eu já estava os escutando loucamente de novo. Por isso, minha número 1 de fevereiro!

Elvis Presley
Dispensa apresentações, mas o motivo para ele aparecer aqui é porque eu coloquei meu iPod para tocar no som do meu trabalho e adivinha o que mais escutamos no Sun Studio? Elvis! Não toquei nenhum álbum específico, deixei todos no shuffle.

Marcos Valle
Ainda não passou a minha obsessão pelo álbum "Vento Sul", que fez parte da minha lista do mês passado.

Os Originais Do Samba
Apesar de estar frio aqui em Memphis, foi carnaval no Brasil. Muita gente reclama, muita gente curte, eu apenas observo de longe, literalmente. Ano passado me fantasiei para fazer faxina em casa, mesmo estando nevando lá fora. Não tive tanta disposição esse ano para me fantasiar, mas aproveitei musicalmente, com Os Originais do Samba (banda da década de 60 que contava com Mussum na sua formação original). Meu marido, americano, comentou que "é impossível ficar parado quando esse tipo de música está tocando". Isso significa que ele não é ruim da cabeça ou doente do pé?


Pink Floyd
David Gilmour lançou recentemente o "Endless River", primeiro álbum desde a morte do tecladista Richard Wright, em 2008. O álbum contém material gravado por Wright durante a gravação do trabalho anterior da banda, "Division Bell", de 1994, mas que não tinha sido utilizado até então. Muita gente criticou "Endless River" por ser tedioso e, em sua maior parte, apenas instrumental. Assim como outros artistas que estão na ativa há muito tempo, acho que o David Gilmour cria expectativas altas nos fãs, por ter lançado os álbuns mais clássicos do Rock N Roll. Muitos esperam que os trabalhos atuais sejam tão bons quanto os antigos, ou no mesmo estilo, porém, as pessoas mudam e os artistas também. Particularmente, gostei muito do Endless River, principalmente como música de fundo para ler, tomar banho, estudar, cozinhar, etc... Não é um dos meus álbuns preferidos de toda a história, mas nada contra também.

Humble Pie
Uma das coisas que percebi fazendo essa lista mensal é que às vezes é difícil explicar o motivo para ter escutado algum artista ou álbum específico. O artista em questão é o Humble Pie e o álbum é o "Town & Country" (1969), que eu escutei até cansar, porque...

The Band
The Band nunca é demais! Estive a escutando a gravação de um show deles de 1976, em Washington. Impecáveis. Você pode escutar o show no video abaixo:

Tedeschi Trucks Band
Eu e o Rob tivemos o prazer de ver o casal Susan Tedeschi e Derek Trucks ao vivo em 2013, na turnê em que a banda abriu para o Black Crowes. Fomos no primeiro show da turnê, em Nashville, e no último, em São Francisco (que acabou sendo o último show do Black Crowes, já que eles resolveram terminar a banda no começo desse ano). Tedeschi Trucks Band vai se apresentar aqui em Memphis no começo de abril e já compramos nossos ingressos para não correr o risco de esgotarem. Aproveitei, também, para escutar os maravilhosos álbuns "Revelator" (2011) e "Made Up Mind" (2013). Estou ansiosa para vê-los mais uma vez, pois é um show de excelente qualidade e muito feeling.

Elvis Costello
Costello também tem show aqui em Memphis se aproximando (semana que vem). Para ser sincera, eu não sabia muito sobre Elvis Costello, mas meu chefe comprou ingressos para todos do meu trabalho irem ao show e foi então que me despertou uma curiosidade em relação ao cara. Dei uma pesquisada básica e encontrei um ótimo álbum que combina bastante com meu momento calmo e contemplativo atual: "North", de 2003. Nada absurdamente genial, mas recomendo.

Buffalo Springfield
Outro momento "porque eu quis". Um dia, não me pergunte porquê, eu acordei com a música "Everydays" na cabeça e não sosseguei até escutá-la umas 10 vezes. Naturalmente, isso me levou a escutar o álbum "Again" inteiro. Ache uma música "mais ou menos" nesse álbum. Não existe.

Muah!

3 comentários:

  1. Clara, você realmente entende de música e de arte!!
    Tenho muito orgulho de ser seu amigo!!!!

    ResponderExcluir
  2. Vários estilos e tendências musicais. De Humble Pie a Elvis, passando por Originais do Samba. Maravilhosa salada musical.

    ResponderExcluir
  3. Adorei a lista, como sempre, ótimas dicas!

    ResponderExcluir