domingo, 19 de abril de 2015

Esse dia foi loko: Lançamento da primeira música gravada por Elvis

Jack White. Até pouco tempo, eu ficava com um pé atrás quando escutava esse nome. Não me levem a mal, eu curti White Stripes quando eles surgiram, até comprei o primeiro cd deles com meu suado dinheiro de pré-adolescente que não trabalha, mas já tem preocupações reais, como "quantos dias no mês eu vou precisar pegar o dinheiro que meu pai me dá pra lanchar e juntar para comprar aquele cd?" Meu ponto é: comprar cd era serious business e mesmo assim eu quis White Stripes.

Meu problema com Jack White veio quando ele começou a fazer coisas aparentemente inovadoras, mas completamente sem graça e todos ficavam boquiabertos. Eu sempre tive a mesma reação da Polícia Surpresa do twitter com relação a tudo que Jack White fazia:



Vamos lembrar da primeira cena de It Might Get Loud (filme que eu adoro, por sinal), em que Jack White monta uma guitarra com pedaços de madeira, no meio do nada, com umas vacas observando o processo e, obviamente, tudo com muito ar de mistério. Acho que foi nesse momento em que eu bati o martelo e julguei: "Jack White é bem chato."



Muitas pessoas no meu trabalho são ligadas ao Jack White de alguma forma (amigos pessoais, profissionais, etc), além do próprio músico ser apaixonado pelo Sun Studio e ir lá frequentemente. Sendo assim, tenho escutado falar dele o tempo todo, desde que comecei a trabalhar no Sun.

Agora vamos ao que interessa: Elvis Presley.

Elvis gravou as músicas "My Happiness" e "That's When Your Heartaches Begin" no Sun Studio, quando tinha apenas 18 anos, no verão de 1953, e deu o acetato (vulgo vinil) de presente para seu amigo Ed Leek. Milagrosamente, esse acetato sobreviveu 62 anos e recentemente foi leiloado em Graceland, durante as comemorações de 80 anos de Elvis. Como não poderia ser diferente, o fã mais rico do Elvis, Jack White, comprou esse disco por 300.000 dólares e, PARA A NOSSA ALEGRIA, relançou as duas músicas no Record Store Day, por meio de sua gravadora, Third Man Records.

Third Man limitou o número de cópias do disco a 25 por loja (apenas lojas que participam do Record Store Day), mas nos fez um agrado e mandou 250 cópias para o Sun Studio. Não consegui conter a alegria e tirei uma foto boba, pra variar:


O disco é IDÊNTICO ao original, o que nos impressionou muito. Marian Keisker (secretária de Sam Philipps e quem gravou Elvis naquela tarde) usou um selo do disco dos Prisonaires e escreveu, no verso, "Elvis Presley - My Happiness". A cópia original está descascando e dá para ver o selo original, então alguns dos discos lançados por Jack White vieram descascando da mesma maneira, com o selo da música dos Prisonaires. Perfeccionista?

Um outro tour guide que trabalha comigo chegou a comentar: me irrita um pouco escutar as pessoas falando "você viu a nova do Jack White?" A minha vontade é falar "sim, o que é antigo pra gente, é a nova do Jack White"

Eu aceito o argumento, mas, depois dessa, acho que está na hora de aceitarmos que, noooossa, o Jack White é demais mesmo.

Muah!

4 comentários:

  1. Como sempre, muito boa matéria Clara

    ResponderExcluir
  2. É Clara bacana essa matéria.Legal esse achado.Uma pena que aqui no Brasil não tenha esse incentivo com grandes artista da antiga. E falando em Jack White não conheço o trabalho dele.Vou dar uma procurada na internet para ouvir.Depois dou minha opinião. Kkkk.Parabéns 😤 pela matéria.

    ResponderExcluir
  3. Boa matéria.Gostaria muito que aqui no Brasil artistas antigos tivessem mais espaço e respeito.É muito triste.Quanto ao Jack White não conheço,mas vou dar uma olhada na internet e depois lhe dou uma resposta.Kkkk

    ResponderExcluir
  4. Muito boa essa reedição, ein! Nessa o dito cujo deu uma de fomentador cultural roqueiro! clap clap clap

    ResponderExcluir