terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

#NowPlaying - Janeiro/2015

Vou tentar fazer disso uma tradição aqui no blog: postar os artistas que mais escutei durante o mês, baseado na minha página do Last.fm, que faz a relação das músicas que escuto no computador, celular e iPod, por meio de um aplicativo chamado Scrobbler. Obviamente, escuto muito vinil e esses não entram na lista, assim como as músicas que escuto no trabalho. Mas you can't always get what you want, né.
Vamos lá:



Junior Parker
Trabalhando no Sun Studio, tenho me interessado por muitos músicos que gravaram lá e Junior Parker é um deles. Dentre todos os artistas de Blues que escuto o dia todo no trabalho, ele se destacou, na minha opinião, principalmente pelo jeito que canta. É divertido de escutar e mais divertido ainda de cantar junto. Curiosidade: Junior Parker é o autor da versão original de Mystery Train, mas obviamente a música fez muito mais sucesso na voz de Elvis Presley, dando origem ao filme de mesmo nome.



Marcos Valle
Eu já gostava do Marcos Valle há um bom tempo, mas só conhecia as músicas mais famosas, até resolver comprar 3 álbuns dele (aproveitei que já estava gastando dinheiro no Black Friday e fiz a festa na loja de discos. Voltei pra casa com uma caixa cheia). Comecei escutando Vento Sul, álbum de 1972, e até hoje não escutei os outros, porque não consigo cansar desse. Marcos Valle é um músico muito versátil e fica difícil de descrever o som dele. Tem samba, tem rock, tem psicodelia, tem balada, tem harmonia, tem de tudo. Mas tudo muito organizado e balanceado. Uma delícia de álbum, e o que falar dessa capa maravilhosa?



Davy Graham
Quem já escutou White Summer, do Led Zeppelin, conhece Davy Graham, mesmo sem saber. É que o Jimmy Page, além de declaradamente se inspirar no violonista Folk, gravou a interpretação de Davy Graham da música "She Moved Through The Fair" e a chamou de "White Summer". O álbum que tenho escutado ultimamente se chama "Folk, Blues & Beyond", que não inclui a música na qual Jimmy Page "se inspirou" para gravar White Summer, mas deixo aqui o vídeo do Davy Graham tocando a sua versão da música, que é originalmente um folk tradicional da Irlanda: 



Crosby, Stills & Nash
Dispensam apresentações. Obviamente, três dos meus artistas preferidos de todos os tempos. Escutei bastante no final do ano passado e começo desse ano, porque recentemente li a biografia do Graham Nash e deu vontade de escutar tudo de novo.


Ernie Chaffin
Outro artista que gravou no Sun foi Ernie Chaffin, que, ao contrário de Junior Parker, que alcançou certo reconhecimento no Blues, não fez sucesso nenhum dentro de seu gênero, o Country. Tenho pra mim que tenha sido assim porque Sam Phillips se concentrou muito em promover o Johnny Cash na época (com razão, convenhamos) e não prestou atenção nas outras pérolas do Country que tinha em mãos. Tudo bem, tudo bem... Muitos artistas tão bons quanto as estrelas da música não chegam a fazer sucesso. Não podemos ter tudo de mão beijada, mas podemos dar uma procuradinha (principalmente com a internet, tem tudo por aí!), então aqui vai uma dica pra quem curte Country: Ernie Chaffin!



Sid Selvidge
Para falar de Sid Selvidge, primeiro tenho que falar de "Mudboy and the Neutrons", que é uma banda daqui de Memphis da década de 70, que contava com ninguém mais, ninguém menos que Jim Dickinson. Sim, o melhor amigo do Keith Richards, que tocou piano em Wild Horses e pai de Luther Dickinson, do North Mississippi Allstars e ex-guitarrista do Black Crowes. Sid Selvidge tocava violão no Mudboy and the Neutrons e é o responsável pelo melhor álbum que escutei nos últimos tempos: The Cold In The Morning, de 1976.



Rich Robinson
Além de ter lançado o maravilhoso álbum "The Ceaseless Light" no começo do ano passado, Rich Robinson veio nos presenteando no decorrer do ano com os CDs "Woodstock Sessions", gravados ao vivo em maio de 2014. O terceiro volume do Woodstock Sessions foi lançado no final do ano passado e eu ainda tenho escutado bastante. Altíssima qualidade.

Zamalek Musicians
Além de curtir música, também gosto de dança do ventre. Zamalek Musicians apareceu nos mais escutados de janeiro porque tenho praticado uma coreografia da música Zay Al Asal, para apresentar em abril.

Led Zeppelin
Ainda não enjoei dos álbuns remasterizados e das gravações inéditas que o Jimmy Page lançou no ano passado, além de ter escutado bastante alguns álbuns que não escutava há muito tempo. O boxset de relançamentos liberarou o Kraken fã de Led Zeppelin dentro de mim. Sempre bom lembrar o porquê deles serem a minha banda preferida!

The Staple Singers
Mavis Staples vai tocar aqui em Memphis dia 13 de fevereiro e eu dei uma recapitulada nas músicas pelas quais eu me apaixonei loucamente quando era uma adolescente obcecada pelos movimentos de contracultura da década de 60 (ainda sou?). The Staple Singers, uma das principais bandas que deram voz ao movimento pelos Direitos Civis, era música para os meus ouvidos, literalmente, mas foi além disso, despertando o meu interesse cada vez maior por justiça social. Música que educa. Termino com "Respect Yourself", do festival Wattstax, o equivalente ao Woodstock dos Direitos Civis. Tem o documentário do festival no youtube, sugiro FORTEMENTE.


Muah!

Nenhum comentário:

Postar um comentário