quinta-feira, 8 de maio de 2014

Fofoca Rock N Roll: Cynthia Plaster Caster


Cynthia era uma universitária comum no final da década de 60, fazendo o curto de Artes, quando a professora passou o dever de casa: engessar algo sólido, que possa diminuir de tamanho. Empolgada com o Movimento Hippie e a ideia de amor livre, Cynthia encontrou no dever de casa uma maneira de chegar (muito) perto de alguns rock stars. Seu plano de engessar partes íntimas dos maiores astros da época tornou-se um sucesso, antes mesmo que ela o colocasse em prática.

O primeiro de muitos clientes foi Jimi Hendrix. Como foi seu primeiro e ela não tinha muita experiência, Cynthia abriu o molde antes da hora e ele rachou, mas ela o colou com cola.




Jimi Hendrix


Frank Zappa logo se interessou por essa forma de arte criativa e bem humorada, apesar de nunca ter sido submetido ao procedimento, e tornou-se uma espécie de "padrinho" da ideia. Zappa levou Cynthia para Los Angeles, onde ela pôde encotrar vários artistas dispostos a participar do projeto. Lá, ela ficou conhecida como Cynthia Plaster Caster.




Zappa queria preservar todas as peças, a fim de colocá-las em exibição em museus, algo que nunca aconteceu. Com o passar dos anos, Cynthia Plaster Caster expandiu sua coleção para cineastas e mulheres também, fazendo o gesso dos seios.



Margaret Doll Rod

Foi feito um documentário sobre Cynthia (Caster Plaster, de 2001) e pelo menos duas músicas foram inspiradas nela: "Five Short Minutes", de Jim Croce, e "Caster Plaster", do KISS. Ela também foi mencionada na música "Nanny Nanny Boo", de Le Tigre.


Muah!!

2 comentários: