terça-feira, 22 de abril de 2014

Fofoca Rock N Roll: “When the Levee Breaks”

Essa é a tradução de uma matéria tirada do site American Blues Scene. Para acessar o texto original (em inglês), clique aqui.
Memphis Minnie & Kansas Joe – When The Levee Breaks

"When The Levee Breaks" ("quando a barragem desabar", em português) é um blues muito famoso e popular, datado da década de 1920, época em que uma enchente sem precendentes devastou Mississippi. Desde então, a música continuou traçando seu caminho na cultura popular, solidificando seu lugar na história da música, graças a uma das bandas de Rock mais icônicas de todos os tempos.

"Barragens" eram um tema particularmente comum entre os músicos originais do Delta Blues. Para quem não é familiar com a vida perto de um rio, barragens são amontoados gigantes de terra, construídos ao longo das vias fluviais, para que, durante uma enchente, a água não atinja imediatamente as cidades e fazendas. Mas se um rio encher muito e por muito tempo, as barragens se tornam saturadas e desabam. Se o nível da água for muito alto, pode ultrapassar as barragens.

"Barragens" eram, e continuam sendo, uma realidade no Delta Mississippi, área de centenas de milhas no norte do Mississippi, que é extremamente plana e historicamente propensa a enchentes do Mississippi River.

Em 1927, o Mississippi River encheu em proporções enormes, derrubando barragens e escorrendo milhões de galões de água na área, destruindo cidades, casas, fazendas e tudo no seu caminho. Moradores do Delta (negros, em sua maioria) se juntaram para construir barragens mais altas. As pessoas se abrigaram em cima das barragens, os únicos lugares altos da área. As medidas desesperadas eventualmente falharam e o rio rompeu as barragens, matando centenas de pessoas e causando o disastre natural mais caro da história dos Estados Unidos. Depois, as condições pioraram ainda mais. Sem nenhuma safra para colher, muitos negros, que só tinham a meação como meio de emprego num sul dos Estados Unidos extremamente racista, ficaram desempregados e sem nenhum meio de conseguir dinheiro. Muitas de suas casas modestas, que eram alugadas para eles pelos donos das plantações, haviam desaparecido. Uma grande quantidade de negros foi deixada desamparada e sem quaisquer recursos, vivendo em tendas em acampamentos construídos nas barragens desmoronadas, sem comida, dinheiro ou teto. Como resultado, muitos não tiveram outra saída, além de irem embora para o norte, à procura de uma vida melhor.

Muitos músicos do Blues cantaram sobre as terríveis condições dos "acampamentos", como Son House e incontáveis trabalhadores. Muitos foram gravados por Alan Lomax, mas nenhum tão famoso quanto Memphis Minnie, que, junto com Kansas Joe McCoy, gravou "When The Levee Breaks", dois anos após o que ficou conhecido como The Great Mississippi Flood of 1927. A música era tocada em ragtime*, com o narrador preocupado com o que aconteceria se a barragem que o protegia se rompesse.

Se continuar a chover, a barragem vai desabar
Se continuar a chover, a barragem vai desabar
E a água vai vir, não teremos nenhum lugar para ficar
Durante toda a noite eu sentei na barragem e lamentei
Durante toda a noite eu sentei na barragem e lamentei
Pensando no meu amor e no meu lar feliz

"When The Levee Breaks" continuou a ser uma música peculiar, retratando o medo e o dano da enchente em primeira pessoa, por quatro décadas antes de se tornar extremamente popular.

Em 1970, Led Zeppelin, uma banda que experimentou meteórica fama sem precendentes, entrou em estúdio para gravar seu quarto álbum. Muito de sua música, até então, tinha sido fortemente baseado no Delta Blues, estilo que os membros da banda eram fanáticos. Uma música triste feita há 40 anos, falando sobre as barragens desmoronadas no Mississippi veio a calhar.

A banda montou um estúdio na casa Headley Grange e colocou a bateria de John Bonham no hall, em frente às escadas, capturando um peso único, que desde então tem sido repetido (e sampleado) incontáveis vezes.** A banda estava tocando a partir de cabos ligados à uma van, emprestada pelo Rolling Stones, estacionada do lado de fora da casa. Eles tocaram uma versão mais lenta de "When The Levee Breaks", adicionando uma gaita reversa com ecos e sutilmente colocando novos sons a cada 12 compassos. A faixa se tornou um enorme sucesso e quase imediatamente solidificou seu lugar na cultura musical.

Desde seu lançamento, em 1970, a música deu origem a incontáveis interpretações diferentes. O recente álbum Modern Times, de Bob Dylan, contém uma versão da música. Buckwheat Zydeco tem uma versão em estilo Funk, deep-south. O guitarrista Dudley Taft também tem uma versão dessa música em seu novo álbum, Left For Dead. Gov't Mule toca frequentemente "When The Levee Breaks" ao vivo, com um slide furioso e os vocais feitos para o Blues de Haynes.

Somente a bateria de John Bonham foi sampleada dezenas de vezes por artistas do Pop e Rap, como Eminem, Puff Daddy, Massive Attack, Beastie Boys, Depeche Mode, entre outros.

42 anos após a lendária versão do Led Zeppelin, que foi criada 41 anos depois da versão original de Memphis Minnie, a música de quase um século não mostra sinais de desaceleração. Suas pegadas foram gravadas em quase todos os gêneros da música popular atual.





* Ragtime é um gênero musical norte-americano que teve seu pico de popularidade entre os anos de 1897 e 1918. O ritmo foi o primeiro gênero musical autêntico norte-americano, superando o jazz (Wikipedia).

** Existe um vídeo do próprio Jimmy Page na Headley Grange explicando como a bateria foi gravada, retirado do filme It Might Get Loud. Você pode assistir o vídeo (em inglês), clicando aqui.


Muah!!

2 comentários:

  1. Clara ficou muito bom esse texto.Maravilhoso.Parabéns pelo empenho.Vida longa ao Blues e ao Rock n' Roll.

    ResponderExcluir
  2. Mandou muito bem no texto!! Parabéns! É difícil traduzir, mas quando é um assunto que é do seu interesse fica muito mais fácil e legal de fazer =)

    ResponderExcluir