segunda-feira, 10 de março de 2014

Esse dia foi loko: John Densmore (The Doors)


Quem vê esse senhor boa pinta, nem imagina que ele era o baterista de uma das bandas mais importantes do Rock:

"Reading is sexy", até porque ele acabou de
lançar um livro. Estamos de olho!

John Densmore, O Cara responsável pelas baquetas do The Doors, recentemente moveu um processo contra seus antigos companheiros de banda Ray Manzarek e Robby Krieger. O motivo? Manzarek e Krieger pretendiam liberar músicas do The Doors para comerciais, mas Densmore não gostou muito da ideia e não se sentiu persuadido pelos milhares de dólares oferecidos para que as músicas fossem usadas. Densmore lembra que quando os demais membros da banda permitiram o uso da música "Light My Fire", composta por Robby Krieger, em comerciais de um carro em 1968, Jim Morrison ficou extremamente irritado. Em uma tentativa de respeitar o falecido vocalista e as próprias músicas, John Densmore foi até o fim com a sua decisão, enfrentando o pesadelo dos julgamentos. Spoiler: ele ganhou o processo, PARA NOOOSSA ALEGRIA! Os detalhes da batalha contra o capitalismo ele conta em seu livro: The Doors Unhinged: Jim Morrison’s Legacy Goes on Trial.

E foi justamente a divulgação do livro que o trouxe a Memphis. Uma sessão de autógrafos estava marcada para as 14 horas do dia 8 de março de 2014, na livraria 
Laurelwood, e era lá que eu e o Rob estávamos, no horário marcado. Fomos avisados que Densmore assinaria mais um item, além do livro, então falei com o Rob que gostaria de dar esse autógrafo extra para um amigo, Aécio, que além de amar The Doors, é também baterista. Concordamos, e tivemos a ideia de pedir para que Densmore assinasse o marcador que veio no livro.

John Densmore chegou na sessão de autógrafos sorridente e satisfeito, talvez por não ter imaginado que uma fila gigantesca se formaria em uma livraria lotada, todos à espera de alguns segundos com o baterista. Nossa experiência, apesar de rápida, não poderia ter sido melhor.


Em primeiro lugar, Densmore nos cumprimentou e perguntou nossos nomes, já assinando o livro. Quando pedi para ele assinar o marcador, tive que soletrar: A-E-C-I-O. Rob aproveitou pra agradecê-lo, pois as músicas do The Doors o influenciaram a se tornar músico, no que John responde, rindo: "você está me agradecendo por arruinar a sua vida?"



Eu ainda não contei isso aqui porque vou fazer um post específico sobre o assunto, mas o Rob fez um documentário sobre música, chamado Meanwhile in Memphis. É esse o DVD que ele está segurando na foto acima. Antes de sairmos de casa, falei "Rob, dá um DVD pro John Densmore, vai que cola!" Eu sou do time dos caras-de-pau. Penso que não custa nada tentar.

De qualquer forma, Rob explicou que o filme é sobre a música que aconteceu e acontece em Memphis, depois que a indústria musical deixou a cidade. John Densmore parecia super interessado, sem forçar a barra, e agradeceu. Quem sabe ele assista um dia?



A moça que estava organizando a fila havia dito para avisá-la caso quiséssemos tirar foto, porque outra pessoa tiraria, enquanto ele assinasse o livro. Mas pensei que uma foto dele assinando e a gente boiando não teria muita graça, então, aproveitando o momento, eu mesma perguntei para Densmore se poderíamos tirar uma foto, e ele disse que "sure!" O resultado é essa selfie meio mal enquadrada:

If only my arm was longer. Best photo ever. #oscars


Após a foto, como era de se esperar, nos despedimos e the dream was over. Saímos da sessão de autógrafos satisfeitos com a experiência e mais essa história pra lembrar, contar pros netos e publicar no blog, haha!

Eu realmente quero ler o livro. Parece interessantíssimo e, agora dando a minha opinião, tenho certeza que concordo com ele em vários aspectos (pra não dizer todos), o que faz a leitura bem mais agradável. Dei uma folheada, e tem muitas fotos da banda que eu não havia visto antes, além de que os nomes dos capítulos já me atraíram! Quando (começar e) terminar de ler, vou postar a minha opinião.

Muah!

7 comentários:

  1. Ele parece ser legal, vamos incluir na lista de pessoas que queremos ser amigas (mas nunca seremos)!

    ResponderExcluir
  2. Você sabe que eu só lembro o nome das bandas, né? Kkkkk Nome dos membros pra mim é quase que missão impossível. Kkkkkkk Mas The Doors é uma das bandas que mais gosto. Arrasou no texto de novo. E eu adorei "you're thanking me for ruing you life". Surtei. Kkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Eu não gostava tanto de The Doors, mas depois de um tempo e de conhecer a história da banda passei a gostar muitíssimo! Tive minha fase apaixonada pela banda! O ápice do amor! Haha Acho legal o fato do John não ser mais um vendido. Alguns músicos e consequentemente famosos fazem de td pra estarem na mídia ou estarem faturando. Ele é um cara de atitude! Botei maior fé! rs

    ResponderExcluir
  4. Ele sempre foi o mais fechado da banda, que bom que ele foi tão simpático =) mas achei correta a atitude dele se o Jim não concordava com música deles em propaganda. Quando encontrei o Ray e o Robbie eu tremia tanto que nem conseguia ter coragem pra pedir a foto, mas como o Robbie não foi um idiota (como o Ray) consegui dizer que Doors foi minha primeira banda preferida e muito importante pra mim. Queria ter dito mais, nem lembro como disse, de tão nervosa! Surreal encontrar os ídolos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, ele foi SUPER simpático!
      O que o Ray fez para ser um idiota?

      Excluir
    2. O Rafa chegou a conhecer o Ray em 98 na mesma situaçção, lançando um livro. Ele foi super simpático e até pediu carona pra ele depois (pena que ele não tinha carro haha). No aeroporto ele devia estar puto com alguma coisa, pq tanto ele quanto o irmão dele que é segurança tavam irritados e ele não quis autografar meu LA Woman e nem aceitar o CD do Rafa....vai entender! Agora o Robbie parece mesmo um doce de pessoa <3

      Excluir