terça-feira, 11 de março de 2014

Vi e gostei: Muscle Shoals (documentário)

Muscle Shoals, uma pequena cidade no interior do estado do Alabama, presenciou o nascimento muitas das melhores músicas de todos os tempos: "I Never Loved A Man" (Aretha Franklin), "Wild Horses" (Rolling Stones, com Jim Dickinson no piano), "Free Bird" (Lynyrd Skynyrd), "I'd Rather Go Blind" (Etta James), só para citar algumas...


Rick Hall e Clarence Carter
O documentário de mesmo nome, dirigido por Greg "Freddy" Camalier, conta como Rick Hall, em seu famoso estúdio, FAME Records, conseguiu reunir brancos e negros por meio da música, em uma época de extrema segregação racial, especialmente no sul dos Estados Unidos, e juntos criaram um som único, que hoje é conhecido por "Muscle Shoals Sound". Outro estilo musical também nasceu na gravadora de Rick Hall, da maneira mais espontânea possível: para não causar reações hostis na rua, os músicos brancos evitavam sair não só com os músicos negros, mas também com um músico em particular, Duane Allman, pois o guitarrista tinha cabelos longos e vestia roupas hippies. Durante o intervalo de uma gravação, todos saíram para almoçar e deixaram Duane e Wilson Pickett, cantor de R&B, no estúdio sozinhos. Quando voltaram, o que hoje conhecemos por "Southern Rock" estava criado. Duane, então, formou a sua banda de Southern Rock, The Allman Brothers Band, com seu irmão Gregg Allman, e o resto é história.

Wilson Pickett e Duane Allman, na FAME Records.

Rick Hall abriu o caminho (não por vontade própria, mas como resultado de rixas com Jerry Wexler, produtor da Atlantic Records) para que seus músicos contratados, The Swampers, criassem outro estúdio, que também entrou para a história: o Muscle Shoals Sound Studio. Rolling StonesTrafficElton JohnBoz ScaggsWillie Nelson, Jimmy Cliff, Paul Simon e Bob Dylan são apenas alguns dos nomes que passaram pelo estúdio.

The Swampers no Muscle Shoals Sound Studio

Recomendo fortemente esse documentário para qualquer pessoa que, assim como eu, se interessa pelas histórias, contextos e "por quês" do mundo musical.


Trailer:


Website: Muscle Shoals

Muah!!




Um comentário: