terça-feira, 11 de março de 2014

10 Pessoas que Influenciaram o Mundo Musical

Muitos deles não sabiam assobiar uma canção, nem bater palma no ritmo, mas, mesmo longe dos palcos, influenciaram gerações e mudaram a história da música. Conheça os artistas por trás dos grandes músicos.


Ed Sullivan

Uma enorme referência dentro da cultura televisiva norte-americana, Ed Sullivan foi o responsável pela primeira aparição dos Beatles nos Estados Unidos. Setenta e três milhões de norte-americanos sintonizaram seus aparelhos de TV no The Ed Sullivan Show na noite de 9 de fevereiro de 1964, uma audiência que só seria superada com a transmissão da chegada do homem à Lua, em 1969. Os maiores nomes da música popular passaram pelo palco de Ed Sullivan: Elvis Presley, Rolling Stones, The Doors, The Bee Gees, James Brown, Jackson Five, entre outros.


Andy Warhol

Além de ser conhecido como o principal artista do movimento pop art, Andy Warhol foi empresário da banda Velvet Underground nos anos 60. Warhol forçou a entrada da cantora Nico na banda, resultando em um dos álbuns mais clássicos do Rock: “The Velvet Underground & Nico”, o primeiro disco da banda, não é conhecido como “o disco da banana” à toa: Andy Warhol fez a icônica capa, que hoje em dia é considerada uma das capas de discos mais conhecidas da história.

Jack Kerouac

Juntamente com William S. Burroughs e Allen Ginsberg, Kerouac foi um dos escritores pioneiros da “Geração Beat”, que mais tarde se transformaria no Movimento Hippie. Suas obras inspiraram o cantor Bob Dylan a se mudar para o berço da Geração Beat, o residencial Greenwich Village, na cidade de Nova Iorque, onde iniciou a sua vida musical. O livro “On The Road”, de Jack Kerouac, é considerado o grito de liberdade da juventude na década de 60 e recentemente ganhou uma versão cinematográfica.

Leonard Chess

Responsável pelo sucesso de nomes como Muddy Waters, Howlin' Wolf, Chuck Berry (o pai do Rock ‘n Roll) e Etta James, Leonard Chess era o dono de uma das gravadoras mais importantes do Blues e Soul Music, a Chess Records. Ele foi o foco de dois filmes, “Cadillac Records” e “Who Do You Love?”.

Sam Phillips

O produtor musical e compositor americano Sam Phillips foi um dos mais importantes nomes para o começo do Rock como música de massa, ocasionando em uma revolução cultural, mas ficou famoso mesmo por ter descoberto o rei do Rock Elvis Presley, além de Carl Perkins, Jerry Lee Lewis e Johnny Cash. A famosa foto conhecida como “The Million Dollar Quartet”, que registrou um momento de descontração entre os quatro cantores, foi tirada na gravadora de Sam Phillips, a Sun Records. 
The Million Dollar Quartet

William Blake

O poeta William Blake, que viveu entre os anos de 1757 e 1827, foi uma grande inspiração para um jovem aspirante a escritor chamado Jim Morrison. Parte do poema “The Marriage of Heaven and Hell”, de Blake, se tornou o nome da banda de Jim Morrison: “If THE DOORS of perception were cleansed, everything would appear to man as it is, Infinite”.

George Martin

Conhecido como “o quinto Beatle”, o produtor George Martin teve um grande envolvimento nos álbuns dos Beatles. Ele é considerado um dos maiores produtores musicais de todos os tempos, com trinta canções, chegando ao 1º lugar das paradas no Reino Unido e 23º nos Estados Unidos. Dentre os artistas que produziu, estão Jeff Beck, America, Earth, Wind & Fire, Billy Preston, Cheap Trick e Elton John.

Ahmet Ertegün

O fundador da Atlantic Records foi o responsável por vários artistas de R&B e Rock ‘n Roll chegarem ao sucesso. Foi ele quem assinou contrato com o Led Zeppelin, em 1969, e deu à banda liberdade artística para lançar seus álbuns. Foi empresário de Aretha Franklin, Otis Redding e Rolling Stones.

Em 2007 foi realizado um show em que os integrantes originais do Led Zeppelin se juntaram ao filho do falecido baterista John Bonham, Jason Bonham, para celebrar os 60 anos da Atlantic Records. Robert Plant, vocalista, disse que o único motivo para fazê-lo foi Ahmet Ertegün. O show foi lançado em CD e DVD, em 2013, com o nome “Celebration Day” e ganhou o Grammy de melhor disco de rock do ano.




J. R. R. Tolkien

Autor de obras como O Hobbit, O Senhor dos Anéis e O Silmarillion, J. R. R. Tolkien influenciou fortemente o Rock e Heavy Metal. Além de ter sido muito apreciado pela juventude Hippie da década de 60, seus contos foram incorporados em letras e músicas de bandas como YES, Rush, Blind Guardian, Styx, Genesis, entre outras. A clássica banda Led Zeppelin também faz menção à literatura Tolkiana nas músicas "The Battle of Evermore" e "Ramble On".


Berry Gordy

Apaixonado por música, Berry Gordy começou a produzir artistas no final da década de 50, mas encontrando muita dificuldade e pouco incentivo, fundou uma gravadora especializada em música negra, a Mowtown. Berry Gordy, com sua gravadora, revelou artistas como Marvin Gaye, Stevie Wonder, Martha Reeves, The Supremes, The Temptations, Jackson Five, Lionel Richie, entre outros. Gordy entrou para o Rock ‘n Roll Hall Of Fame em 1990.

8 comentários:

  1. Ameeeiii esse post. Como é que você consegue se lembrar de todas essas coisas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei também, haha! Mas algumas coisas, como datas, eu tenho que pesquisar. Acaba que o que fica na cabeça é a história geral, sem detalhes, haahaha!

      Excluir
    2. Mas você arrasa do mesmo jeito. Parabéns, garota. Sempre soube que você tinha potencial. Me ensinou a gostar de música que eu nem mesmo conhecia. E ainda ensina.

      Excluir
  2. Ameieieieiei <3

    By the way, estou num caso de amor com Kerouac no momento.

    ResponderExcluir
  3. adorei! on the road é meu livro de cabeceira no momento. coincidencia?!

    ResponderExcluir
  4. Excelente esse post! Concordo com todos!

    ResponderExcluir
  5. Ps: Dessa lista eu não sabia sobre o 8 e o 10. Só como curiosidade, o Duane Allman era fanático do Tolkien e leu Senhor dos Anéis milhões de vezes!

    ResponderExcluir